A declaração unilateral de independência do Kosovo, aumenta para 195 o número de países no Mundo mas esta contagem, como qualquer outra, é tudo menos pacífica.
O Mundo dispõe de 195 países, se contarmos com Taiwan, o que só pode irritar a República Popular da China que nos últimos anos tem aumentado o cerco à ilha nacionalista, reduzindo o número dos seus aliados e mantendo-a fora das instâncias internacionais, como as Nações Unidas (ONU).
Sem a «província rebelde» chinesa, o planeta Terra terá 194 países, mas também não são totalmente falsas as contagens que referem 189, 191, 192 ou 197 nações - é tudo uma questão de perspectiva, ou de política.
Nasce um novo Estado europeu Alberto João Jardim, a Madeira e o... Kosovo, A Palestina, o Sahara Ocidental e a Groenlândia são exemplos de países que ora integram as contagens ou estão fora delas, conforme o ponto de vista de quem conta.
Numa perspectiva mais radical, País de Gales e Escócia chegam a ser incluídas entre as nações do Mundo, e porque não se, por exemplo, a Micronésia, um associado livre dos Estados Unidos, surge em quase todas as contagens?
Se não é consensual o número dos países que nos rodeiam, sabe-se, pelo menos, que são 192 aqueles que integram a ONU (Taiwan e Vaticano estão fora e o Kosovo ainda não teve tempo de ser aceite)... mas o órgão máximo do futebol mundial, a FIFA, reclama ter 204 membros.
Resta a unanimidade em torno do título de «país mais novo do Mundo» entregue ao Kosovo.
Ou não: para os puristas, a Sérvia sem a sua província em forma de losango também pode ser considerada como um novo país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário